domingo, 28 de fevereiro de 2016

Resenha - Artigo: "Blog, YouTube, Flickr, e Delicious: Software Inicial", de Sónia Cruz

Olá caros seguidores! Hoje no blog, o tema será "sistemas de informação e educação", com uma resenha do Workshop chamado "Blog, YouTube, Flickr, e Delicious: Software Inicial", de Sónia Cruz, incluído no Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores (disponível aqui). Mas, antes de começarmos a resenha, temos que saber do que se trata o referido manual.

Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores

Contendo 9 workshops voltados para os então novos recursos da WEB 2.0, compilados e organizados por Ana Amélia Carvalho, o Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores tem como objetivo principal apresentar toda a gama de novos recursos que a evolução da WEB trouxe e fazer uma intersecção com o mundo da educação, mostrando para os educadores os benefícios que a WEB 2.0 pode trazer para a aprendizagem de modo geral.

O mais interessante é que os Workshops além de explanar sobre as ferramentas WEB que tem um grande potencial na área da educação (como o Blogger, Flickr, Podcast, Movie Maker, You Tube e até mesmo ambientes virtuais sociais como o Second Life), eles dão um mini tutorial básico para o uso das mesmas, para que os educadores já possam trabalhar em cima delas. Lembrando que não existe um "tutorial de recomendação de uso", pois o grande trunfo dessas ferramentas é justamente de transmitir a pessoalidade da imaginação do autor para todos.

Algumas das várias ferramentas propiciadas pela WEB 2.0

E por falar em pessoalidade e compartilhamento de conhecimento, uma das melhores ferramentas para isso é o blog, que foi criado para ser um diário pessoal, mas que se popularizou mesmo como compartilhamento de ideias, notícias e conhecimento. E no Workshop inicial do já referido manual, Sónia Catarina Cruz apresenta as seguintes ferramentas WEB 2.0: Blog, YouTube, Flickr, e Delicious. Como meu intuito é abordar sobre o Blog, a resenha será focada na parte do Workshop referida ao tema. 


Título da Resenha: Blog, YouTube, Flickr, e Delicious: Software Inicial (Sónia Cruz)
Livro: Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores, 2008, Ministério da Educação

Blogue:

Desenvolvido como um Diário da Web que permite fazer uma conexão rápida entre outros diários online ou qualquer outro site, o Blog foi criado no final da década de 90 por Jorn Barger, onde suas informações de entrada são organizadas da mais recente para a mais antiga, onde tais postagens podem expressar fatos, opiniões ou emoções com fotos, vídeos ou textos, de forma rápida e direta.

Jorn Barger - Criador do Blog

O Blog possui três grandes vantagens: Facilidade de criação e uso de ferramentas; interfaces já prontas, permitindo que o autor foque apenas no conteúdo; e, por fim, possibilidades de arquivamento de postagens e interação direta com o leitor através dos comentários.

O próprio blog já evoluiu, tentando ser ainda mais pessoal e temático. Assim nasceram os fotoblogs, videoblogs ou moblogs (focados em fotos, vídeos e dispositivos portáteis móveis respectivamente). Por serem tão dinâmicos no compartilhamento de comunicação e conteúdo, os weblogs são perfeitos para a área da Educação, visto que o mesmo pode funcionar como um caderno, portifólio, fórum, etc., gerando conteúdo que ficam acessíveis para professores e demais colegas, abrindo e estreitando as discussões e debates sobre tais conteúdos, permitindo até mesmo a troca rápida de hiperlinks com textos sugeridos para reforçar o tema proposto.

Exemplo de blog voltado para a Educação
Para o professor o blog seria uma fundamental ferramenta de apoio às aulas, podendo ser usada para postagem de conteúdo adicional, proposta de exercícios, quadro de avisos e etc. Pro aluno ajuda na questão da responsabilidade da autoria textual (visto que identificar o plágio na própria internet é facilitado), fora que para ele o compartilhamento de ideias vai bem além da relação "aluno/professor", pois ele agora tem acesso ao conteúdo dos seus demais colegas, agregando para o seu conhecimento, e ajudando à edificar o conhecimento alheio através dos seus comentários.

No final, a autora cita vários exemplos de temas e conteúdos de blogs para os professores em sua formação específica. Professores das mais diversas disciplinas podem usar seu blog pessoal para propor exercícios, desafios, referencial bibliográfico, debates, material de apoio, etc., mostrando que o grande trunfo do blog é a facilidade em gerar conteúdo, onde o limite é imposto pelo tamanho da sua criatividade.


Interessante frisar que no decorrer do texto, a autora faz um passo a passo para a criação de uma conta no Blogger da google, um dos sites desenvolvidos para a criação de blogs. Mas só existe o Blogger? Não, mas a escolha da autora por ele se justifica pelo fato de ele ser o mais popular e o de interface mais simples para o usuário inicial. Existem outros também, mais voltados para o pessoal mais avançado, com mais recursos como é o caso do Wordpress. Logo abaixo, segue um vídeo tutorial para a criação de uma conta Blogger, para criação dos seus blogs.


Bom, esse é o fim da resenha, mas achei inerente postar um vídeo complementar voltado aos meus colegas de curso (alicerce principal do foco deste blog), onde são listados os benefícios do blog na educação para os alunos, visto que num futuro próximo seremos educadores.


Um grande abraço a todos, e não deixem de fazer seus comentários sobre a postagem, um bom debate sempre é bom para a disseminação do conhecimento!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois é cara. De uma ferramenta que muitos de nós usávamos para hobbie e lazer, mal sabíamos do potencial que ela tinha no campo da educação. Meus futuros alunos vão ser presenteados com o conhecimento dessa ferramenta... haha

      Excluir